Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mundo das Mulheres

Mundo das Mulheres

10
Out08

Pilates e Lombalgia

Mundo das Mulheres
Na 2ª-feira, dia 6 de Outubro, fizemos um programa sobre lombalgia. Por falta de tempo, não chegámos a abordar todas as terapias possíveis para o tratamento deste sintoma/doença. Por isso, cá vai o email que recebemos da Mafalda Macedo, à guiza de correcção:

«Estive a ver o vosso programa sobre lombalgia e confesso que fiquei um pouco desiludida por nao terem referido uma importante opção na prevenção e no tratamento da dor lombar. Apos uma conversa tao interessante, esperei ouvir a referencia Pilates, mas em vão. Mas nao falo do Pilates tao em voga agora, aquele que se faz em ginasios e se ve nos livros, falo do Pilates clínico, para Fisioterapeutas, feito por Fisioterapeutas. Claro que o Pilates feito nos ginásios é bom mas para quem nao tem patologia. O Pilates feito por Fisioterapeutas foi adaptado para pessoas com patologia, permite uma boa reabilitaçao do movimento, diminuiçao da dor e um bom controlo pelvico, essencial à estabilidade lombar e que vai ser a chave da prevençao de dor lombar. O Pilates é recomendado para todas as pessoas e de todas as idades - a Fisioterapia tentará ir de encontro aos seus objectivos, à sua recuperaçao e à prevençao de novas patologias. O Pilates feito por Fisioterapeutas é tambem uma óptima solução para mulheres grávidas, principalmente com dor lombar. Não tive oportunidade de ligar depois da senhora que falou na 1º parte a falar das dores que sentia e que ainda por cima com a gravidez estava impedida de tomar medicação, mas se lhe pudessem dizer que ha mais opções, penso que seria óptimo para ela. Por favor se conseguirem entrar em contacto, ou de alguma forma informar as pessoas, recomendem que procure algum Fisioterapeuta com formação em Pilates, para poder realizar tratamento e ainda preparação para o parto com alguém treinado para isso.

Sabiam que 80% da população ocidental apresenta dores na região lombar, e que o Pilates permite fazer exercícios específicos de treino de estabilidade lombar reduzindo para 35% ?

Agradeco-lhes desde ja, e espero ter sido util.
Com os melhores cumprimentos
Mafalda Macedo»

Nós é que agradecemos, Mafalda!

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2009
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2008
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D