Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mundo das Mulheres

Mundo das Mulheres

27
Abr09

DOENÇAS RARAS

Mundo das Mulheres
Tema - 3ª feira - 28|04|09
As Doenças Raras - também designadas por Doenças Órfãs - afectam um pequeno número de pessoas em comparação com a população em geral e ocorrem com pouca frequência ou raramente. Na Europa, uma doença é considerada rara quando afecta uma em duas mil pessoas.
São conhecidas cerca de 7 mil doenças raras, mas estima-se que existam mais e que afectem entre 6 a 8% da população – entre 24 e 36 milhões de pessoas – na União Europeia.
Porém, a definição de Doença Rara é conjuntural, na medida em que depende do período de tempo e do espaço geográfico que estão a ser considerados. Por exemplo, a sida já foi considerada uma doença rara, mas, hoje em dia, está em expansão. A lepra, por seu turno, é rara na Europa, mas frequente em África.

As características mais frequentes das doenças raras são:
- São doenças crónicas, graves e degenerativas e colocam, muitas vezes, a vida em risco;
- Manifestam-se na idade adulta;
- Apresentam uma grande diversidade de distúrbios e sintomas, que variam não só de doença para doença, mas também de doente para doente;
- Têm associado um défice de conhecimentos médicos e científicos;
- São muitas vezes incapacitantes, comprometendo a qualidade de vida;
- Muitas não têm tratamento específico, sendo que os cuidados incidem, sobretudo, na melhoria da qualidade e esperança de vida;
- Implicam elevado sofrimento para o doente e para a sua família.

Ao longo do programa, vamos tentar perceber como é viver com uma Doença Rara – ajustamento psicossocial e emocial do doente e da família e impacto na vida social e profissional; abordar os problemas que os doentes enfrentam; explicar o que é o “empoderamento” do doente – uma necessidade para quem vive com uma doença; perceber como e por que é que surgem as Doenças Raras; saber se da mesma forma que há doenças órfãs, também há medicamentos órfãos; falar de equidade no acesso ao tratamento da doença; e ainda comentar a proposta do CDS/PP no Parlmaneto para que haja um Cartão de Portador de Doença Rara.
Para falar destas questões e comentar o Plano Nacional para as Doenças Raras aprovado pela ministra da Saúde Ana Jorge, em Novembro de 2008, estarão em estúdio a psicóloga Ana Rita Dagnino, Presidente da Aliança Portuguesa de Associações das Doenças Raras, e Luís Nunes, Director do Serviço de Genética do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.

Contactos Úteis:
www.rarediseaseday.org
www.orpha.net
www.rarissimas.pt
www.eurordis.org
aliancadoencasraras@gmail.com
http://aliancadoencasraras.blogspot.com

Rubricas:
Prêt-a-Porter: com as sugestões de moda das consultoras de imagem da Let'shop. (www.letshop.pt)
Cirurgia Plástica: com o cirurgião plástico Christopher Johnsson, que fez uma intervenção cirúrgica a uma espectadora do Mundo das Mulheres. (drjohnsson@gmail.com; 912 158 827)

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2009
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2008
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D