Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mundo das Mulheres

Mundo das Mulheres

23
Mar09

O LADO EMOCIONAL DA FERTILIDADE

Mundo das Mulheres
Tema - 3ª feira - 24|03|09
Recomeçamos os directos, esta terça-feira, com um programa sobre "O Lado Emocional da Fertilidade".
A psicóloga Ana Galhardo dá a conhecer o Programa Mente-Corpo para a Infertilidade (PMCI), que tem vindo a ser implementado no Centro Domar do Boston IVF, nos Estados Unidos da América, bem como em outros países, e que chega agora a Portugal.
Este programa ajuda a reduzir sintomas físicos e psicológicos relacionados com o stress; adquirir comportamentos saudáveis, promotores da fertilidade; lidar com as situações difíceis relacionadas com os tratamentos; e efectuar exercícios de relaxamento.
A intervenção é composta por 10 sessões, realizadas em grupo (número máximo de 16 mulheres), sendo os maridos ou companheiros convidados a estar presentes em 3 das sessões (uma das quais tem a duração de um dia, habitualmente um sábado ou domingo).
O PMCI pretende proporcionar a aprendizagem de várias técnicas de relaxamento, competências de gestão do stress e obtenção de suporte social por parte de outras pessoas que partilhem a condição de infertilidade e, como tal, possam apresentar uma compreensibilidade do problema através da experiência. Para além deste tipo de aspectos, o PMCI aborda também estratégias para a identificação e alteração de hábitos que possam ter um impacto negativo na fertilidade.
Uma outra vertente explorada pelo PMCI é a da reestruturação cognitiva, a qual se destina a identificar e a reformular padrões de pensamento disfuncionais.
Por último, há ainda a referir a exploração de competências de auto-cuidado emocional, com vista a alterar aspectos da vida quotidiana e a aumentar a existência de momentos gratificantes.
Assim sendo, espera-se que a realização do PMCI possa diminuir os níveis de stress, ansiedade e sintomatologia depressiva, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos casais e para um eventual aumento do sucesso do tratamento e consequente alcance de uma gravidez.
Na primeira parte do programa, vamos conhecer uma mulher que está a tentar engravidar há 7 anos.
E, na segunda parte, vamos ouvir um testemunho de um caso de sucesso, mas na perspectiva masculina.

Inscrições no Programa Mente-Corpo para a Infertilidade:
Porto e Lisboa - anagalhardo@ismt.pt
Coimbra - pmci.clinimer@gmail.com

Rubricas:
Em Boa Companhia: Maria Webb fala sobre “Adopção e Posse Responsáveis” e “Crueldade em relação a Animais e Violência Interpessoal”.
Prêt-a-Porter: as Let'shop dão-lhe propostas de vestuário muito femininas, inspiradas nas fadas Winx. (www.letshop.pt)

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2009
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2008
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D