Horário
Directo:
• 19h00 às 20h00, de Segunda a Sexta-feira

Repetições:
• 06h00, 07h00, 12h00 e 02:15 de Segunda a Sexta-feira
• 06h00, aos Sábados e Domingos
Mais comentados
Sexta-feira, 26 de Março de 2010
Começamos a semana com o tema "Adolescentes e a Noite"

 

Um dos problemas mais preocupantes para pais e educadores, na educação dos adolescentes, são as saídas à noite. Mães e pais vivem preocupados e sem saber muito bem que atitude tomar: Tem treze anos e quer sair à noite, deixo? Marco horas para estar em casa ou não?As respostas a estas e muitas outras questões não são fáceis de encontrar, até porque são muitos os factores de risco que envolvem estas saídas nocturnas, e é preciso analisar situação a situação.

Um dos aspectos a ter em consideração é o facto dos jovens agora começarem a sair aos 11/12 anos, e todos os riscos que essa realidade pode envolver a vários níveis, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de álcool e drogas, e ainda aos comportamentos sexuais pouco responsáveis

 

No Mundo das Mulheres de segunda-feira queremos tentar compreender melhor e esclarecer algumas das muitas questões que envolvem esta temática.

 

Para isso, contamos com o contributo dos nossos convidados:

 

Machado Caetano: Presidente Honorário da Fundação Portuguesa Contra a SIDA e Professor na Faculdade de Medicina de Lisboa;

 

Ricardo Martinez – Sociólogo;

 

Não perca ainda a nossa rubrica de cinema -  "Grande Plano" com Rui Pedro Tendinha, que nos vem falar sobre "Ruínas", um documentário de Manuel Mozos que lança um olhar sobre um Portugal que já não existe, através de ruínas do nosso país, e ainda sobre  "Canção de Amor e Saúde", uma curta da autoria de João Nicolau.

Aproveite também para ficar a saber mais sobre o a 4ª Edicção do Concurso de Jovens Criativos. Este ano, o a organização pede aos concorrentes que desenvolvam uma campanha para a Quercus, tendo em vista o consumo responsável.

 

Neste programa pode ainda habilitar-se a ganhar bilhetes para a antestreia, dia 7 de Abril, do filme "Uma noite Atribulada".

Temos 25 convites duplos para os Cinemas Zon Lusomundo Colombo Lisboa, e 15 convites duplos para os Cinemas Zon Lusomundo Gondomar.

(veja o trailer em http://www.youtube.com/watch?v=I0laFGsBo7g)

 

Links úteis:

www-questao-equilibrio.org

www.aidsportugal.com

www.idt.pt

 

Esperamos por si às 19h00, aqui na SIC Mulher! Entretanto votos de um óptimo fim-de-semana!




publicado por Mundo das Mulheres às 18:29
link do post | adicionar aos favoritos

De Carolina Costa a 31 de Março de 2010 às 15:20
Por vezes gostamos de não fazer nada porque achamos que nada vale a pena, pelo menos no que diz respeito ao trabalho. Há quem nos chame de preguiçosos e, com alguma razão, até o somos. Por outro lado, também acordamos com a vontade colossal de mudar o mundo, ou se calhar apenas queremos ir para a escola na esperança de voltar a ver aquele rapaz que gostamos. Somos inconstantes e haja quem nos ature nos tempos quando a música está ao rubro e não nos deixa pensar, ou, até mesmo, quando nos rendemos ao telemóvel com as solucionadas mensagens grátis, às aliciantes redes sociais e à televisão que deseduca cada vez mais.
Nós somos adolescentes e decerto já se aperceberam disso. Não temos maturidade alguma, não gostamos de sermões depois de um dia de aulas, quando ele não nos disse olá. Não queremos trabalhos de casa, testes e trabalhos que deviam ter sido entregues no dia anterior. Não queremos ganhar traumas que duram toda uma vida ou borbulhas na cara (ou serei só eu a pensar assim?!). De qualquer das formas, tencionamos aproveitar a adolescência que mesmo sendo vista como “a idade do armário”, é aquela onde mais crescemos, mais aprendemos. É portanto a fase mais complicada, a mais bonita, a mais real depois de uma infância sem grandes sobressaltos.
Por isso, e porque somos feitos à base de hormonas exponencialmente activas e regenerativas, queremos apaixonarmo-nos loucamente pelo rapaz popular que usa calças Levi´s e que todas o adoram. Queremos sonhar esse sonho e, mesmo assim, não cair na realidade. Queremos ir para a rua dançar descalços e sem música, apenas ao som da chuva. Queremos animarmo-nos, porque acreditamos que somos demasiado novos para vivermos tristes e preocupados com a conta da Meo. Gostamos de ter amigos, mesmo que nem sempre sejam honestos, fazem-nos falta. Queremos ser rebeldes – mesmo que seja à nossa maneira – e faltar às aulas e aos apoios à hora de almoço. Queremos fazer tudo aquilo que nos traga divertimento e aventura. Temos vontade de falar alto, senão mesmo gritar. Queremos ser respeitados mesmo que não respeitemos ninguém e, ainda assim, zelar pelos valores de igualdade e de justiça. Somos desequilibrados: há quem diga que é por causa do tempo, da estação do ano ou da roupa nova que hoje usamos. No entanto, para mim, somos algo de especiais, ávidos por viver com alguma independência e autonomia. Estamos na “idade” da afirmação, de vincar os nossos gostos e os nossos horários disparatados de artista nocturno que nem sempre agradam a todos. Talvez, bem lá no fundo, pretendemos demonstrar que valemos bem mais do que um dez a Português e que apesar de não praticarmos nenhum desporto nem de sermos o popular do liceu, somos importantes para nós mesmos.
No outro dia um amigo meu disse-me que sempre desejou ser adolescente porque, na infância, somos protegidos e temos sempre alguém que nos ensina a amar, a falar, as regras que nem os próprios implementaram. Contudo, e por sorte, depois crescemos, admitimos que somos seres capazes de amar à nossa maneira, de ditar as regras mesmo que nos baseemos na polémica e intemporal série “Morangos com Açúcar”. Conseguimos, além de tudo isso, dizer amo-te quando o realmente sentimos e não porque alguém nos disse em segredo. É por isso que prezo este pequeno capítulo da minha vida, sei que com ele vou perceber-me melhor, construir-me enquanto pessoa e, a par disso, os meus valores e princípios.
Lembro-me agora dos sorrisos, choros, angústias, desorientações, abraços, fracassos e sucessos daqueles que, como eu, vivem a adolescência.


Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Categorias
Comentários recentes
Olá, sou nova cá e gostaria de partilhar o meu blo...
Visitem e comentem: http://tudo-sobre-a-tv.blogs.s...
Olá eu sua a Rita, tenho 15 anos e os meus pais na...
Olá!Gostaria de compartilhar com você este lindo p...
Agora para ver se aparece o clicável... http://www...
Arquivo

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Ligações
Pesquisar blog
 
Perfil