Horário
Directo:
• 19h00 às 20h00, de Segunda a Sexta-feira

Repetições:
• 06h00, 07h00, 12h00 e 02:15 de Segunda a Sexta-feira
• 06h00, aos Sábados e Domingos
Mais comentados
Sexta-feira, 22 de Janeiro de 2010
Pais Perdidos Procuram GPS

Esta Segunda feira no Mundo das Mulheres temos um programa que lhe vai dar directrizes para educar o seu filho da melhor maneira.

Pais Perdidos Procuram GPS é o mote da nossa conversa.

 

 

Uma iniciativa da Associação Lavoisier, com oradores de renome e temas actuais, que pretende de uma forma prática, dar pistas e respostas aos pais, encarregados de educação, educadores e profissionais, para que a prevenção «comece em casa».

www.associacaolavoisier.org

 

Temos como convidadas:

Dra.Ana Cardoso de Oliveira

Pres.Assoc.Lavoisser e Psicóloga clínica

 

Dra. Cecilia Galvão Azevedo-

Psicóloga Clínica – Hosp. D. Estefânia

 

Dra. Júlia Sepa Pimentel

Psicóloga e Professora auxiliar no ISPA

 

As rubricas estão a cargo de Susana Albuquerque com “Afinal de contas” e Teresa Branco com “Conta, Peso e Medida”

 

Marcamos encontro às 19h00 para dar a volta ao Mundo, aqui na SIC Mulher!

 

Rubrica Afinal de Contas – de Susana Albuquerque

Quero comprar o meu primeiro carro ou trocar por outro – o que preciso de saber?

 

- Se vou comprar a crédito como calculo a minha capacidade financeira? Como é que sei qual o meu orçamento?

Antes de começar a ver carros é essencial determinar quanto dinheiro pode gastar, só assim poderá seleccionar o tipo de carro, modelo, marca, etc.

 

Deverá fazer um balanço dos seus rendimentos e dos seus gastos para perceber se ainda há dinheiro disponível para fazer face a mais uma despesa mensal. Lembre-se que a compra de um automóvel não tem influência apenas nas despesas com a prestação do empréstimo. Há que ter em conta seguros, combustível e manutenção. A ASFAC disponibiliza um simulador da capacidade financeira mensal no seu sítio de internet. www.asfac.pt

 

- O que preciso de saber sobre o carro? Check-list

- Comparar sempre diferentes concessionários, particulares e ver tabelas do mercado nas revistas e sites especializados.

 

Se for um carro usado: km, idade, preço não são suficientes. Veja também os pneus, os exteriores e os interiores, peça para experimentar o veículo. - Faça sempre um test-drive do carro.

 

 – Peça para ver a documentação do carro, não pague nada antes de a ver. Tenha atenção porque se existir uma reserva de propriedade a um banco ou instituição financeira é necessário pagar €50 para remover essa reserva, veja quantos proprietários já teve o veículo. Fazer-se acompanhar por uma pessoa entendida em automóveis ou pedir para levar o carro a um mecânico é um passo fundamental para evitar surpresas desagradáveis.

 

- Se for bom demais para ser verdade é porque provavelmente é!

 

- Não tenha medo de negociar!  Use o seu charme e simpatia!

 

- Poderá optar por um stand ou por um particular – ambos têm vantagens e desvantagens que é necessário analisar. O sucesso do negócio não depende se é feito com um particular ou com uma empresa. Lembre-se que também pode recorrer ao financiamento para comprar um veículo a um particular.

 

- Se tiver um mau pressentimento, não tenha medo de abandonar o negócio!  O que não faltam são carros para comprar!

 

Se optar por um carro novo: deve fazer comparações de modelos, com as mesmas características, para eleger o automóvel a adquirir. Atenção à opção por veículo a gasóleo ou a gasolina – é melhor verificar se o investimento num veículo a gasóleo compensa. Depois de escolhido o modelo, deverá pedir propostas a vários stands e negociar o valor e as condições de pagamento. Se comprar a crédito, deverá pedir várias propostas de financiamento.

- Como consigo a melhor taxa para o meu empréstimo?

- Faça vários pedidos de propostas de crédito. Peça a várias instituições financeiras propostas, compare e negoceie as condições que considera mais vantajosas para si.

 

-  Se já tem relacionamento com uma instituição financeira use esse argumento para conseguir melhores valores. A opção por um fiador ou outro tipo de garantia, também poderá ter influência na taxa que lhe vão aplicar. Veja todas as possibilidades e escolha aquela que é mais vantajosa.

- Como é calculada a taxa de juro?

 Montante, prazo, minha história de crédito, minha capacidade financeira, garantias

- Como vender o meu antigo carro?

- se for comprar usado o melhor é vendê-lo directamente a um particular, se for comprar novo avalie se é melhor vender a particular ou se o stand valoriza bem o seu antigo carro.  Existiam incentivos ao abate de automóveis com mais e 10 anos, mas penso que o Governo acabou com eles.

- Quais são as minhas garantias e direitos legais?

- Os automóveis novos têm, no mínimo, dois anos de garantia. Os usados, se o negócio for feito com um stand, também têm dois anos de garantia. No entanto, o stand e o cliente podem chegar a acordo para a redução da garantia para um ano. Opte por esta redução de prazo apenas se lhe for feito um desconto considerável.

 

- Existência do período de reflexão para os contratos a crédito que permitem a desistência da aquisição do bem.

 

 

 



publicado por Mundo das Mulheres às 16:26
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

2 comentários:
De isabel mota a 25 de Janeiro de 2010 às 19:21
Boa Tarde
Viva! Todos os filhos são diferentes mas os três que tenho adoram andar a rebolar no chão e, têm o dom de me fazer lembrar como é espectacular andar descalça! Não podem imaginar o quanto adoram ver o Tom Sawyer, em dvd, desenhos animados que fazem parte da minha infância e trouxe até eles... e com invejam o Tom, em tantas coisas, como ir a pé para a escola e andar sempre descalço!
Um grande beijinho e muito sucesso para o congresso.
Isabel Mota, uma daquelas mães que fica a ler o jornal com um olho no burro outro no cigano... que é olhada de lado... mas que vê os filhos crescer cheios de vitalidade.


De patricia oliveira a 1 de Fevereiro de 2010 às 16:28
Parabéns! Venho apresentar a satisfação que sinto quando a produção nacional nos proporciona rubricas como a da Susana Albuquerque, Afinal de Contas. Útil, com uma linguagem bastante acessível e sem dúvida para uma enorme fatia da nossa sociedade q infelizmente em Educação Financeira estamos longe de ser exemplo. Mas com este tipo de iniciativas vamos chegar a niveis de literacia desejados.
Continuação de sucesso para o Vosso programa.
Patrícia


Comentar post

Categorias
Comentários recentes
Olá, sou nova cá e gostaria de partilhar o meu blo...
Visitem e comentem: http://tudo-sobre-a-tv.blogs.s...
Olá eu sua a Rita, tenho 15 anos e os meus pais na...
Olá!Gostaria de compartilhar com você este lindo p...
Agora para ver se aparece o clicável... http://www...
Arquivo

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Ligações
Pesquisar blog
 
Perfil