Horário
Directo:
• 19h00 às 20h00, de Segunda a Sexta-feira

Repetições:
• 06h00, 07h00, 12h00 e 02:15 de Segunda a Sexta-feira
• 06h00, aos Sábados e Domingos
Mais comentados
Quarta-feira, 4 de Novembro de 2009
"Vencer a depressão" é o tema desta quinta-feira

Esta quinta-feira, mais do que abordar o que é a depressão, as suas causas e os seus sintomas, queremos realçar estratégias para prevenir e combater esta patologia.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a depressão vai ser a doença mais comum nos próximos 20 anos.

 

 

 



publicado por Mundo das Mulheres às 21:11
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

2 comentários:
De falta aqui uma corda a 5 de Novembro de 2009 às 20:09
Para o Cláudio Ramos - a ministra da Cultura está ligada às artes, como pode ver aqui http://www.musicatlantico.com/html/gabriela/gabriela.htm


De SH a 6 de Novembro de 2009 às 20:02
Ontem, numa sessão de "zapping", tive o dissabor de parar no canal Sic Mulher onde começava um programa que prometia uma conversa sobre uma das doenças mais insurgentes dos nossos tempos: a depressão. Como doente diagnosticada com depressão há já alguns anos, decidi parar para ouvir, já que o mote pareceu-me suficientemente apelativo: “...mais do que abordar o que é a depressão, as suas causas e os seus sintomas, queremos realçar estratégias para prevenir e combater esta patologia.”

A conversa foi curta, superficial, e interrompida a certa altura para o Sr. Cláudio Ramos comentar futilidades irrelevantes sobre “a vida dos famosos” (algo que certamente preocupará de sobremaneira qualquer doente que esteja a sofrer com depressão).

O que mais me chocou no programa não foi a maneira ligeira e quase displicente como se falou desta doença, mas sim a falta de informação útil que foi dada àqueles que pudessem estar à procura dos tais recursos prometidos no início. Dizer simplesmente "procurem ajuda" não passa de uma forma fácil de descartar a responsabilidade que o programa se propôs a cumprir – tal como varrer a poeira para debaixo do tapete, deixando a casa limpa em nome das aparências. Nem sequer foi facultado qualquer contacto útil, instituições, literatura ou qualquer outro tipo de recurso que uma pessoa que queira dar o primeiro (e mais importante) passo para ultrapassar esta doença – admitir perante si mesmo que a tem – pudesse sentir-se menos perdido e sozinho (dois dos sintomas da depressão) nesta luta.

Mais acrescento que quase (digo quase porque tento não levar demasiado a sério este tipo de programas) me senti ofendida pela forma como tanto a apresentadora, como a convidada presente (lamento não me recordar do seu nome), como o Sr. Cláudio Ramos foram constantemente pontuando a conversa com ridículos comentários como “sempre felizes e encarando a vida com positivismo!” Talvez se tivesse sido feita um pouco mais de pesquisa (não querendo acreditar, talvez iludida, que não terá sido feita pesquisa alguma) teriam percebido que a cura para a depressão não se trata de encarar a vida de uma forma “mais positiva”. Fazer uma afirmação dessas num programa que se compromete a “realçar estratégias para prevenir e combater esta patologia” não é só irresponsável (podendo causar sentimentos de culpa àqueles que, por se encontrarem doentes, não conseguem encarar a vida com esse positivismo tão sublimado ao longo do programa), como até extremamente perigoso.

Teimosamente quis assistir ao programa até ao final, o que me deixou nada mais, nada menos do que um travo azedo na boca, bem como uma enorme desilusão perante o entretenimento da televisão portuguesa disfarçado de jornalismo. Acreditando que podemos sempre retirar algo de positivo (!) mesmo das piores experiências, fiquei com a certeza de que não perderei mais tempo com programas que demonstram falta de profissionalismo (uma cara e cenários bonitos não são suficientes para justificar a existência de um programa que promete mais do que aquilo que consegue cumprir), e se baseiam em pouco mais do que na superficialidade e nas aparências.


Comentar post

Categorias
Comentários recentes
Olá, sou nova cá e gostaria de partilhar o meu blo...
Visitem e comentem: http://tudo-sobre-a-tv.blogs.s...
Olá eu sua a Rita, tenho 15 anos e os meus pais na...
Olá!Gostaria de compartilhar com você este lindo p...
Agora para ver se aparece o clicável... http://www...
Arquivo

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Ligações
Pesquisar blog
 
Perfil