Horário
Directo:
• 19h00 às 20h00, de Segunda a Sexta-feira

Repetições:
• 06h00, 07h00, 12h00 e 02:15 de Segunda a Sexta-feira
• 06h00, aos Sábados e Domingos
Mais comentados
Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009
guest post - Martim, o rebelde Sensível

 

 
Acaba de adormecer com a cabeça pousada no meu colo, o meu menino mais novo, o Tim. O pai e o Manel foram ao Sporting e ele preferiu ficar. A Madalena dorme no ovo (oh, milagre!) e ele chorou, chorou, chorou. Que não gosta da escola. Que não gosta da nova professora. Que ela se zanga com ele. Expliquei-lhe que, às vezes, os professores têm de se zangar, tal como os pais, às vezes, se zangam. Que os adultos também têm de se zangar uns com os outros, que os chefes também se zangam. Que ninguém gosta de se zangar mas que, às vezes, acontece e que, às vezes, tem mesmo de ser. Uma zanga para, depois, ficar tudo bem. Mas ele está inconformado. E chorou, chorou, chorou. E pediu para mudar de escola e foi preciso fazê-lo ver que noutra escola pode calhar-lhe uma professora que se zangue ainda mais para o ouvir dizer que, sendo assim, talvez seja melhor ficar.
O Martim está triste e eu fico a olhá-lo, a dormir com a cara cheia de lágrimas, e penso em como gostava de o poupar, de os poupar a todos, destes e de outros sofrimentos. Seja como for, amanhã vou marcar uma reunião com a nova professora. Não sou daquelas mamãs frenéticas que não deixam os professores imporem regras e limites, que entram em histeria porque a professora se zangou. Nada disso. Mas acho que preciso dizer-lhe que ele está sensível, que o nascimento da irmã ainda não é um assunto completamente resolvido na sua vida, e que talvez seja bom zangar-se devagarinho com ele, até que esteja mais forte, mais seguro de que o amor que sentimos por ele não foi minimamente beliscado com a existência da Madalena. Se ele soubesse como gosto dele... se ele soubesse... se ele soubesse que até dói, dói mesmo, fisicamente, se ele soubesse que dói no peito este gostar... se ele soubesse amanhã ia para a escola muito confiante, e feliz. Mas não sabe. É preciso dizer-lhe, mostrar-lhe, exibir esse amor, e estar aqui, com um colo maior que nunca. Ter irmãos é um grande ensinamento para quem os tem. Uma verdadeira travessia. Mas estou segura de que se sai deste caminho uma pessoa muito melhor.
Bons sonhos, Martim.


P.S: Apesar de, por vezes, termos algumas dúvidas de que o Tim gosta da irmã, este sábado tivemos uma amostra de que sim. Os nossos amigos fingiram que iam levar a Madalena e ele começou num pranto e só parou quando eles pousaram o ovo. Isto vai devagar, mas vai.

 

 

guest post do www.coconafralda.blogspot.com



publicado por Mundo das Mulheres às 12:04
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Categorias
Comentários recentes
Olá, sou nova cá e gostaria de partilhar o meu blo...
Visitem e comentem: http://tudo-sobre-a-tv.blogs.s...
Olá eu sua a Rita, tenho 15 anos e os meus pais na...
Olá!Gostaria de compartilhar com você este lindo p...
Agora para ver se aparece o clicável... http://www...
Arquivo

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Ligações
Pesquisar blog
 
Perfil