Horário
Directo:
• 19h00 às 20h00, de Segunda a Sexta-feira

Repetições:
• 06h00, 07h00, 12h00 e 02:15 de Segunda a Sexta-feira
• 06h00, aos Sábados e Domingos
Mais comentados
Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2009
VENCER A OBESIDADE
Tema - 4ª feira - 18 | 01 | 09

"No final do século XX, a obesidade tinha-se tornado num dos grandes problemas de saúde pública. No início do século XXI calcula-se que será um dos maiores problemas deste século. As dimensões do problema ultrapassam em muito as questões plásticas que levam, sobretudo as mulheres, à consulta da especialidade ou ao consumo de medidas avulsas de tratamento. A obesidade é um grande problema porque está associada a maior risco de doenças e de mortalidade precoces. Nas doenças associadas destacam-se a diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares. O alarme que a Organização Mundial de Saúde tem lançado em relação à obesidade e à diabetes justifica-se pelo facto de estas doenças serem em grande parte evitáveis, dado que estão relacionadas com hábitos e comportamentos, o chamado estilo de vida". É o que afirma Isabel do Carmo, endocrinologista, no livro "Obesidade em Portugal e no Mundo", do qual é co-autora, e que estará presente no Mundo das Mulheres.

Para nos deixar o seu testemunho, temos também Gina Geadas, autora do blog “O Outro Lado do Espelho”, que serve como ponto de encontro de muitas pessoas que pretendem vencer o problema da obesidade.

Rubricas

Conta, Peso & Medidas
com Teresa Branco, fisiologista

Paladartes
com Mafalda Pinto Leite, consultora gastronómica
tags:

publicado por Mundo das Mulheres às 16:05
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

6 comentários:
De maria josé rosa a 8 de Março de 2009 às 17:37
boa tarde, fico imensamente contente que este problema de obesidade seja visto agora com outros olhos, outros sentimentos, outra visão, até espero : uma visão mais carinhosa pelo mundo da obesidade. A nossa querida Gina, nos media, e com seu blog, està a ser nossa linda embaixadora, pois graças a ela e ao nosso lindo grupo de obeses e ex-obeses, podemos demonstrar a quem não é (felizmente e provisoriamente) não gordo, que os obêses são, foram e serão sempre seres humanos a 100 % , com coraçao, cérebro, sentimentos, raivas, tristezas, alegrias, esperanças e desilusões, e que não é nenhuma fatalidade ser gordo ou nenhuma honra ser fininho e bem parecido, são simplesmente fases transitórias nas nossas vidas, e NUNCA NINGUÉM HAVIA DE CASTIGAR OU PREJUDICAR UM OBESE SIMPLESMENTE PELO FACTO DE TER ...... KILOS A MAIS, pois com 50 ou 150 kg, é e serà sempre um ser humano digno de respeito e de confiança.

o facto de muitas pessoas não conseguirem emprego ou amizades por serem gordos ou gordas é uma vergonha, pois a sabedoria não está no corpo mas sim no cérebro !

obrigada à sic para convidar nossos amigos e deixà los se exprimir pois é muito importante.

A quem ler esse meu comentàrio e que se encontra com dificuldades com seu peso, quero dizer que hà vàrios sitios na net, onde poder ter mil e uma informação sobre o meio de conhecer mais pessoas obesas, quais as soluções para acabar com a obesidade, e também ter apoio; etc ! é o blog da gina (do outro lado do espelho, mas se escreverem "gorda sim... mas com humor, tambem là vão parar ao blog....), o blog do nosso amigo tiago marques "o poder da mudança" tambem é formidável, e o forum da clix.pt , no sitio "nutrição e dietas" , banda gástrica, hà là uma quantidade de topics muito interessantes.... e hà mais blogs, somos uma grande comunidade, eh eh, e sempre gente fixe !!!! beijinhos a todos e obrigada SIC


De carla silva a 19 de Fevereiro de 2009 às 11:57
Os meus parabéns pelo programa.
Gostaria de conhecer o blog ou email da Consultora gastronómica do programa do dia 18 Fev 2009 - Aquelas sobremesas pareciam deliciosas!!


De Ana Tomas a 19 de Fevereiro de 2009 às 11:22
Ola, alguem me pode ajudar com o blog " o outro lado do espelho" qual o endereço correcto.
obg.
ana tomas


De Rosario a 18 de Fevereiro de 2009 às 20:08
Boa noite,

Os meus parabéns pelo programa.
Gostaria de conhecer o blog ou email da Consultora gastronómica, já que fiquei deliciada com as sobremesas que mostrou, e se pudesse obtê-las era "ouro sobre azul", já que adoro cozinhar, mas sobretudo comida saudável.

Obrigada,

Rosario


De Sandra a 18 de Fevereiro de 2009 às 18:51
Olá!
Esta mensagem é sobre a minha experiência pessoal.

Tenho 31 anos. Nunca fui magrinha, mas durante muitos anos fui "elegante" (o meu peso rondava os 55kg).No entanto, um dia de chuva resolvi calçar umas botas que não usava há muito tempo. Quando ia a subir o zip... surpresa! Não fechava! Eu ainda nem me tinha apercebido mas estava mais gorda cerca de 5 Kg e só me apercebi disso quando tentei apertar as botas... a partir daí foi sempre a aumentar. Um quilo agora outro no mês seguinte e cheguei a pesar 80 quilos.
Os problemas de saúde começaram a aparecer: era o cansaço a subir alguns degraus; as dores nas articulações; os triglicerídeos que escalaram até aos 235, quando o valor máximo de referência é 150; depois o mau humor que nos leva ainda a comer mais daquilo que já sabemos que não podemos....
Sempre fui "fazendo" exercício. Ia ao ginásio, tentava controlar o apetite, mas na hora de pesar, o peso não descia nem as medidas diminuiam.

Actualmente, no entanto, penso que estou a conseguir "dar a volta". Para mim o "wake up call", o momento de alerta foi mesmo o resultado das análises!
Desde esse dia, há cerca de 6 meses, voltei ao ginásio, sigo o plano nutricional da minha médica de família e já perdi cerca de 3 kg a consegui reduzir todas as medidas 3cm em média.

O mais difícil nisto tudo é que toda a gente diz "estás mais gordinha", e até eu própria sentia dificuldade em reconhecer as minhas formas quando me via espelho. Ou seja, eu sei que estou mais gorda, eu sinto-me pesada, mas nunca me parecia tanto como era na realidade. Apesar de estar no limite excesso de peso/obesidade, a verdade é que se nos deixamos acomodar os objectivos são muito mais difíceis de alcançar. E também a motivação é mais difícil de manter, por isso: Comecem agora a cuidar de vocês, e nunca deixem de o fazer!!Se estiverem saudáveis vão sentir-se muito mais bonitas e sexys;-)

Beijinhos

Sandra


De Anabela Pinto a 18 de Fevereiro de 2009 às 17:22
Olá a todos!

Os meus parabéns pela abordagem do tema.
O meu email não pretende ser mais que uma justa homenagem à Gina Maria, minha querida madrinha.
O ano passado fiquei desempregada e fiquei sujeita a muito preconceito e olhares. à famosa bitola "boa apresentação = 96~60~96", mesmo que fosse uma pessoa burra...
Trabalhei numa Clínica durante 15 anos, isso era uma "mais valia", e perante tal, concorri a recepcionista duma Clínica em Lisboa para recepcionista.
Mal entrei, o Sr. Prof. Dr. olhou para mim, por cima dos óculos, não me mandou sentar sequer, olhou o cv , mirou-me de alto a baixo e alegou que não poderia ir para recepcionista por ter uma forte presença... forte presença... já tinha ouvido pior, é certo, mas estava cansada!
Vim o caminho todo a chorar, a pensar nos maiores disparates... liguei a televisão e vi a Gina .
Aos poucos, fui ouvindo, acreditando que era capaz. Que jamais poderia considerar-me uma gorda feliz, como dizia para me iludir. Não tinha saúde, não tinha vida social, não tinha amigos...
Também comia montes de bolos escondia-me em roupas largas, ouvi comentários, tudo...
Cada palavra dela, fazia todo o sentido para mim.
As lágrimas secaram e resolvi no dia a seguir procurar ajuda.
Acabou-se a gordura, acabou-se a libertinagem alimentar, quero ser vencedora. Todos somos capazes!
Quero agaradecer à Gina, todo o carinho, que sem saber, me deu nesse dia. Quero agradecer por me ter mostrado ser capaz. Quero agradecer-lhe toda a força de vontade que adquiri dela.
Nessa data (Fevereiro de 2008) pesava 136.6 kgs, tinha hipertensão, dores osteoarticulares.
Procurei o meu nutricionista Dr. Telmo Mendes Barroso, a minha psicoterapeuta, Dra Manuela Porto, e posteriormente recorri, quando autorizado, a treino com personal trainer
Hoje, a semana passada, pesei 104 kgs e esta é a minha vitória!
Agradeço à Gina em primeiro lugar, POR TUDO!!
E espero que hoje ao ouvir este programa, outros gordos, sintam-se tocados a melhorar as suas vidas!
Agradeço muito mesmo, de coração à minha querida Gina, nunca a esquecerei.

Mil beijocas cheias de carinho,

Anabela


Comentar post

Categorias
Comentários recentes
Olá, sou nova cá e gostaria de partilhar o meu blo...
Visitem e comentem: http://tudo-sobre-a-tv.blogs.s...
Olá eu sua a Rita, tenho 15 anos e os meus pais na...
Olá!Gostaria de compartilhar com você este lindo p...
Agora para ver se aparece o clicável... http://www...
Arquivo

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Ligações
Pesquisar blog
 
Perfil