Horário
Directo:
• 19h00 às 20h00, de Segunda a Sexta-feira

Repetições:
• 06h00, 07h00, 12h00 e 02:15 de Segunda a Sexta-feira
• 06h00, aos Sábados e Domingos
Mais comentados
Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2009
PARTOS NA ÁGUA
Tema 2ªfeira 09|02|2009- Repetição

Nascimento de ANITA 056.jpg

"Em ambos os partos das minhas filhas nunca senti medo ou angústia, em momento algum. Nunca desejei um analgésico ou algo que me impedisse de sentir fosse o que fosse no meu corpo. Senti-me sempre segura, protegida, respeitada e principalmente amada. Não sei o que é ocitocina artificial, clister, raspagem de pêlos púbicos, monitorização contínua, toques dolorosos, bolsa rebentada ou episiotomia. Tive o meu marido sempre ao meu lado, e mais tarde as minhas filhas sempre junto a nós. Amamentei-as nos primeiros minutos de vida, e em exclusivo até aos seis meses, mesmo regressando ao trabalho aos 4 meses. Não souberam o que são suplementos nem camas aquecidas, nem aspirações, nem nada que não seja o cheiro e o colo da mãe e do pai. Foram as experiências mais extraordinárias da minha vida e recordo com saudade cada minuto, cada momento, cada sensação que vivi. Como um privilégio, uma bênção".
Este é o balanço feito por Susana Cheis dos seus dois partos na água. No programa desta segunda-feira, com a ajuda da própria Susana Cheis e da ginecologista obstetra Radmila Jovanovic, pioneira na introdução desta técnica em Portugal, vamos discutir as vantagens do parto humanizado dentro de água e questionar o cepticismo dos hospitais públicos portugueses relativamente à sua implementação.

Rubricas

ATempo inteiro -Lúcio Lampreia, sociólogo do trabalho e colaborador regular do Mundo das Mulheres, centra a sua intervenção nas alterações ao código de trabalho, em vigor já a partir de 2009, relativas à parentalidade.

Grande Plano-O crítico de cinema Rui Pedro Tendinha esta semana excepcionalmente à segunda-feira dá-lhe as melhores pistas sobre as novidades da sétima arte.

paulo azevedo.jpg

Livre- Depois da grande reportagem SIC e do concretizar do sonho profissional, a extraordinária história de vida de Paulo Azevedo já está em livro. A fechar o programa, falamos com os autores de “Uma vida normal”, o próprio Paulo e a jornalista Sofia Arêde.

Contactos úteis:

http://doulasdeportugal.blogspot.com
www.clisa.pt
www.egor.pt
http://pauloazevedo.portoeditora.pt
tags:

publicado por Mundo das Mulheres às 16:56
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

6 comentários:
De Pedro Ramos a 10 de Julho de 2009 às 17:04
Cara Rita,

O programa referido não está on line.
Só disponibilizamos vídeos das rubricas de colaboradores fixos.
É provável que este programa venha a ser reposto durante o Verão.
Se e quando tiver uma data prevista, colocarei a informação disponível aqui no blogue.

Obrigado pela sua preferência pelo nosso programa.

Pedro Ramos
Coordenador Mundo das Mulheres


De Rita BG a 9 de Julho de 2009 às 23:07
Boa noite,

gostaria saber se o programa sobre Partos na água está disponível para ver online.

Melhores cumprimentos


De Babecas a 5 de Março de 2009 às 11:58
Gostaria de saber quando repetem este programa ou se me podem arranjar a gravação do mesmo. Obrigado


De Sara Nunes Costa a 9 de Fevereiro de 2009 às 20:33
Boa Noite, gostaria, em 1º lugar dar os parabens pelo excelente programa e gostaria de pedir, se possivel, que me informassem o contacto da Dra Radmila Jovanovic, medica obstetra/ginecologista.
Desde já agradeço.
atentamente
Sara Nunes Costa


De Lezita Simas a 14 de Maio de 2010 às 12:56
Olá!
Recordo-me de assistir a este episódio em específico e de se mencionar um ou outro hospital público que já tem condições para fazer os partos em água!
Agora que estou grávida e adorava poder ter a experiencia de um parto natural e dentro de água, venho pedir encarecidamente se me conseguem dispensar essa informação!!

Atentamente,
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Olá! <BR>Recordo-me de assistir a este episódio em específico e de se mencionar um ou outro hospital público que já tem condições para fazer os partos em água! <BR>Agora que estou grávida e adorava poder ter a experiencia de um parto natural e dentro de água, venho pedir encarecidamente se me conseguem dispensar essa informação!! <BR><BR>Atentamente, <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Lezita</A> Melo e Simas


De Mundo das Mulheres a 15 de Maio de 2010 às 01:40
Olá, Lezita!

Parabéns pela gravidez, é um tempo da minha vida que recordo com alguma saudade - também não foi há tanto tempo assim! Parabéns também por querer ter a experiência do parto humanizado - apesar de no meu caso tudo ter terminado numa cesariana, não trocaria as primeiras 12 horas do trabalho de parto por nada deste mundo, exactamente por ter acontecido com calma e tranquilidade, num ambiente familiar e com a ajuda de uma piscina de parto.
Quanto a locais, a coisa não está famosa: existe um hospital no Porto que mostrou vontade, e o de Setúbal também, mas tanto quanto sei só a clínica da Reboleira utiliza regularmente esse recurso, mas só para a fase da dilatação, não para a expulsão em si. Em breve irá existir o Espaço Cegonha, em Lisboa, que está ligado à Maternidade Alfredo da Costa, onde creio que há uma possiblidade de virem a acontecer partos na água nos próximos meses. Darei notícias...
Recomendo que contacte a Humpar, ou ainda a Maternar - este último é um círculo de mulheres grávidas e mães - que se ajuda mutuamente a estar mais informada e esclarecida quantoa este tipo de questões. Faço parte dele e tem-me sido muito útil. Basta colocar estes nomes no google que logo lhe aparecem contactos.

Espero ter ajudado. Felicidades!

Adelaide


Comentar post

Categorias
Comentários recentes
Olá, sou nova cá e gostaria de partilhar o meu blo...
Visitem e comentem: http://tudo-sobre-a-tv.blogs.s...
Olá eu sua a Rita, tenho 15 anos e os meus pais na...
Olá!Gostaria de compartilhar com você este lindo p...
Agora para ver se aparece o clicável... http://www...
Arquivo

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Ligações
Pesquisar blog
 
Perfil