Horário
Directo:
• 19h00 às 20h00, de Segunda a Sexta-feira

Repetições:
• 06h00, 07h00, 12h00 e 02:15 de Segunda a Sexta-feira
• 06h00, aos Sábados e Domingos
Mais comentados
Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009
DESCOBRIR A VOCAÇÃO PROFISSIONAL
Tema 2ª feira- 19|01|2009

escolhas profissionais.jpg

“Quando for grande quero ser…..” é a resposta a uma pergunta feita de forma recorrente durante a infância e adolescência. De facto, a descoberta de uma vocação profissional- que em simultâneo conjugue realização pessoal e as limitações de um mercado de trabalho cada vez mais exigente e saturado-, é um processo complexo, multi-factorial e que acontece cada vez mais tardiamente.
Certo é que os empregos para a toda a vida é uma realidade completamente ultrapassada e, nos dias de hoje, a polivalência de conhecimentos e experiências pode ser decisiva para se encontrar um emprego satisfatório e que privilegie os nossos principais interesses.
Na emissão desta segunda-feira procuraremos apontar os aspectos fundamentais a ter em conta na altura de tomar decisões quando ao futuro profissional, mas vamos colocar a tónica na crescente reversibilidade das escolhas que fazemos. Prova disso, é o percurso de um dos nossos convidados. Miguel Clara Vasconcelos, apesar de entre outras coisas ter estudado Línguas e Literaturas Modernas e Economia, é hoje produtor e realizador de cinema. Além do Miguel, o painel fica fechado com o valioso contributo dos psicólogos Sérgio Gaitas e Dulce Gonçalves.
Rubricas:

1. Nuno Campos, director de marketing do projecto Universia, fala sobre uma inovação na forma de se candidatar a um emprego: os vídeo-curriculuns.
2. On Line: a jornalista Sara Andrade apresenta um site sobre testes psicotécnicos e de aptidões profissionais.


Informações úteis em:

www.universia.pt
www.psicotecnicos.com.pt
tags:

publicado por Mundo das Mulheres às 19:30
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

3 comentários:
De M Dulce Gonçalves a 2 de Fevereiro de 2009 às 00:47
Resposta a Peixinha.

Cara ouvinte, julgo que foi em resposta a pedidos como o seu que estivemos no programa, repensar projectos, optimizar recursos, realizar todo o nosso potencial... mudar de vida. Fazer da vida uma oportunidade mesmo quando tudo nos fala de dificuldades. Talvez as dificuldades sirvam para isso mesmo, para nos ajudar a repensar o que é realmente importante.

Li atentamente a sua história e vou sugerir que me mande o seu contacto mail para lispsi@lispsi.pt. Tenho seguramente algumas sugestões e ideias a trocar consigo, a unir todos esses vectores. Já alguma vez leu alguma coisa sobre Pedagogia Waldorf? Já alguma vez pensou no mundo do jogo e do brinquedo... Mexe-se bem com tecnologias e recursos online?

Um abraço, falamos quando quiser.
mdulce


De Peixinha a 28 de Janeiro de 2009 às 13:00
Olá!Na verdade queria pedir um conselho, porque estou num grande dilema.Fui mae há pouco tempo,vivo numa estância turística na Suiça francesa, e antes de engravidar era vendedora de joalheria de imitaçao, ou seja vendia modelos de joalheria de grandes marcas, mas a preços mais acessiveis; mas apesar de gostar muito do que faço,agora ainda nao estou preparada para deixar a minha filha, e gostava sinceramente de ter um trabalho que incluísse crianças e é claro a minha filha. Ja pensei em fazer um curso de massagens para bebés, mas para isso é preciso dinheiro (e aqui os cursos pagam-se a preço de ouro), e neste momento a minha situaçao financeira nao é das melhores,porque a crise esta realmente por todo o lado. Nao tenho nenhum curso superior, cheguei até ao 12° ano de centifico-natural, e nao entrei na faculdade por 0,02 em engenharia alimentar, depois a vida levou-me a seguir outras aventuras e nao voltei a concorrer e ja la vao 7 anos. Agora sinto-me um pouco desactualizada e sem muito vontade para investir em mim, mas quero ao mesmo tempo que a minha filha se orgulhe de mim no futuro, pela minha profissao e pela pessoa que sou. Estou dividida entre um trabalho que me relacione directamente com as pessoas em geral e um trabalho em que me ligue às crianças e aos pais, e que me faça aprender e ensinar todos os dias alguma coisa.E por fim, depois de tanto escrever queria perguntar se têm alguma sugestao de um trabalho que junte tudo o que ha de melhor em mim e o útil ao agradável: simpatia,tar com a minha filha e crianças em geral, ganhar dinheiro, ensinar e aprender, ect.beijinhos e obrigada pela atençao e ajuda.


De Irene Sarranheira a 22 de Janeiro de 2009 às 10:01
Pedro bom dia !! É só para dizer que és uma pessoa iluminada maravilhosa a qual tive o imenso prazer em conhecer e desde então minha vida tem mudado de maneira que nem eu acredito,recebo inumeros mails todos os dias de pessoas de todo o mundo já vendi para California Estados Unidos ,Ibiza,ilhas Canárias,Luxemburgo,Suiça,em fim estou pra lá de feliz, Bjinhos Pedro e muito SUCESSO pra ti tbm


Comentar post

Categorias
Comentários recentes
Olá, sou nova cá e gostaria de partilhar o meu blo...
Visitem e comentem: http://tudo-sobre-a-tv.blogs.s...
Olá eu sua a Rita, tenho 15 anos e os meus pais na...
Olá!Gostaria de compartilhar com você este lindo p...
Agora para ver se aparece o clicável... http://www...
Arquivo

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Ligações
Pesquisar blog
 
Perfil