Horário
Directo:
• 19h00 às 20h00, de Segunda a Sexta-feira

Repetições:
• 06h00, 07h00, 12h00 e 02:15 de Segunda a Sexta-feira
• 06h00, aos Sábados e Domingos
Mais comentados
Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009
DOENÇA CELÍACA
Tema - 3ª feira - 13|01|09
A Doença Celíaca é uma doença auto-imune que se traduz numa intolerância alimentar crónica e permanente ao glúten, proteína presente em quatro cereais: trigo, centeio, cevada e aveia. Isto é, a ingestão do glúten leva o organismo a desenvolver uma reacção imunológica contra o próprio intestino delgado, provocando lesões na sua mucosa. Estas lesões traduzem-se na diminuição da capacidade de absorção dos nutrientes.
Sendo uma doença auto-imune, atinge mais as mulheres do que os homens, numa proporção de 3:1. Pode aparecer em qualquer idade desde que o glúten já tenha sido introduzido na alimentação. O habitual é surgir pelo segundo ou terceiro semestre da vida (entre os 6 e os 20 meses de idade), alguns meses depois da introdução de alimentos com glúten na alimentação (papas, pão, bolachas, etc.). Porém, actualmente têm sido diagnosticados casos de doentes sem a sintomatologia habitual e em idades mais avançadas.
Estima-se que haja cerca de 5 a 8 mil celíacos diagnosticados em Portugal e as causas podem ser ambientais, genéticas e imunológicas.
Quanto aos sintomas, as manifestações clínicas são variáveis. Os sintomas mais comuns variam com a idade, sendo que, dentro de cada faixa etária, podem também variar em frequência e intensidade.

Nas crianças:
- Diarreia crónica / prisão de ventre;
- Atraso no crescimento;
- Aumento de peso insuficiente;
- Distensão abdominal;
- Alterações de humor;
- Vómitos.

Nos adultos:
- Anemia;
- Aftas recorrentes;
- Dores ósseas e cãibras;
- Alterações dermatológicas;
- Fertilidade diminuída e abortos espontâneos;
- Cansaço crónico;
- Alterações de comportamento como a depressão e a irritabilidade.

Actualmente, o único tratamento conhecido consiste numa dieta isenta em glúten. A mesma deve ser rigorosa, permanente e feita de forma saudável e equilibrada, não devendo os alimentos que contêm glúten ser eliminados, mas sim substituídos por outros cujas matérias-primas não o contêm.

Alimentos Permitidos:
- Farinhas, amidos e derivados de milho, arroz, trigo-sarraceno, batata, tapioca e mandioca;
- Carne;
- Peixe;
- Ovos;
- Marisco;
- Fruta;
- Legumes;
- Leguminosas;
- Leite e iogurtes naturais/aromas;
- Queijo fresco e requeijão;
- Açúcar e mel;
- Azeite e óleos vegetais;
- Vinho;
- Ervas aromáticas e especiarias (excepto o caril);
- Etc.

Alimentos Proibidos:
- Produtos de panificação e pastelaria (pão, bolos, bolachas, etc.);
- Massas alimentícias;
- Pizza, lasanha e canelones;
- Delícias do mar;
- Farinheira e alheira;
- Iogurtes com cereais;
- Sopas de pacote
- Cerveja.

Ao longo do programa, vamos tentar saber como é o dia-a-dia de um celíaco e como funciona a Associação Portuguesa de Celíacos (www.celiacos.org.pt).

Rubricas:
Direitos de Autor: Alexandra Gameiro, mãe de uma criança celíaca, apresenta o livro "100% Sem Glúten", da Folheto Edições & Design.
On Hair com Lúcia Piloto: onde a hair stylist apresenta uma mudança de visual para 2009.
Livre: a cantora e actriz espanhola Innocence apresenta o seu último trabalho.

Sites Úteis:
- http://livroportuguesemgluten.blogspot.com
- www.luciapiloto.pt
tags:

publicado por Mundo das Mulheres às 19:30
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

14 comentários:
De Carla Mota a 2 de Junho de 2009 às 20:39
Ontem foi diagnosticada a doença celiaca á minha filha com 3 anos!!! Alguem me ajuda!


De Anónimo a 6 de Março de 2009 às 18:28
Gostaria de lembrar que já existe um livro português a pensar nos celíacos! 100% Sem Glúten - Receitas para uma alimentação saudável. Visite o blog: livroportuguessemgluten.blogspot.com
Obrigada


De Marisa a 17 de Fevereiro de 2009 às 20:31
Parabens pelo programa!
Quando soube que iria passar na televisão um programa que abordava a Doença Celiaca, fiquei colada ao ecrã nesse dia para poder ver algo que me diz bastante respeito, sendo eu celiaca e membro da APC.
Desde já mostro o meu contentamento com todos os participantes no programa, e espero que tenhamos mais oportunidade de divulgar esta doença nos media, para deixar de ser um bicho de sete cabeças para as pessoas que nao tem conhecimento dela.
Agradeço desde já terem debatido este assunto num programa e que surgam mais opurtunidades destas :D
Bjinhos, Marisa.


De associação portuguesa de celíacos a 17 de Fevereiro de 2009 às 19:28
A Associação Portuguesa de Celíacos gravou o programa e disponibiliza-o para todo o país, bastando apenas nos contactar via telefone ou email e pagar os portes de envio.


De Manuela a 17 de Fevereiro de 2009 às 15:24
Fiquei a saber ontem que o meu filho é celíaco e fiquei também a saber do programa que foi apresentado sobre a doença. Será possível ver o programa?


De Paula Silva a 8 de Fevereiro de 2009 às 19:03
boa tarde,
descobri há relativamente pouco tempo que sou celíaca (tenho 24 anos). E com varias pesquisas na net, encontrei este site e pelo que entendi existiu um programa sobre celíacos e não o consegui ver, seria possivel enviar-me por mail ou dizer o método para o conseguir visualiza-lo?

Obrigada e parabens por retrararem na tv, assuntos tão importantes no nosso di-a-dia.
Parabens Adelaide Sousa


De A Magia do Açúcar a 7 de Fevereiro de 2009 às 09:56
Bom dia!

Lembramos mais uma vez que A Magia do Açúcar faz bolinhos deliciosos e personalizados, de aniversário, baptizado ou mesmo casamento, para celíacos, diabéticos, intolerantes à lactose ou aos ovos! Para que todos tenham um dia muito especial e único no ano!

Que tenham dias docinhos!
A Magia do Açúcar
de Célia Pereira e Ana Romano
www.amagiadoacucar.com


De Isabel Chaves a 25 de Janeiro de 2009 às 22:41
Vi o vosso excelente programa sobre a doença celíaca, mas não consegui prestar toda a atenção necessária. O meu filho tem 33 anos, nasceu em Durban, na altura tinha muita diarreia e vomitava imenso e com dois meses disseram-me que era alérgico ao leite. Ficava imensas vezes doente, recorri à homeopatia tendo melhorado, mas sempre com dieta sem produtos lácteos. Quando vim para Portugal com o meu filho já com 3 anos, a pediatra disse-me que todos os sintomas que tinha encaixavam na doença celíaca; a partir daí começou com dieta rigorosa sem gluten, embora com erros pois de início comia milho e disseram-me que o milho tinha gluten e a aveia não, afinal é o inverso. Os médicos disseram-me que na mudança de idade poderia ficar bem. Nessa altura (com 17 anos) fez uma endoscopia e o médico disse-nos que a doença celíaca estava clínicamente vencida. Desde aí que ele cintroduziu na sua dieta todos os alimentos.
Assustei-me quando vi o vosso programa pois foi referido que a doença celíaca é para toda a vida.
Venho pedir que me digam que análises e exames podem ser feitos para despiste da doença celíaca.
Agradeço a atenção dispensada.
Isabel Chaves


De fernanda onofre a 24 de Janeiro de 2009 às 22:02
Infelizmente por incompatibilidade de horário não consegui assistir ao programa será que poderei fazer download do programa, pois descobri que sou celiaca agora com 46 anos.

Obrigado
Fernanda Onofre


De Ana Fernandes a 16 de Janeiro de 2009 às 02:09
Como familiar de um doente celíaco gostaria de sublinhar os preços exagerados dos produtos sem glúten e a falta de apoio financeiro.

Como se não bastasse a restrição alimentar, o celíaco apenas pode encontrar produtos alimentícios em lojas específicas onde um pacote de esparguete custa cerca 3 euros, um pacote de bolachas oscila entre os 2 e os 5 euros, um pacote de pão cerca de 3 e 4 euros, uma caixa de cereais cerca de 5 euros. A alimentação celíaca é muito cara em Portugal.

Gostaria ainda de congratular o vosso programa por terem dedicado a vossa edição à doença celíaca. Infelizmente os meios de comunicação social, em geral, não informam o suficiente sobre a doença celíaca que tem um impacto significativo na vida dos seus doentes. O esclarecimento é necessário porque os sintomas da doença celíaca são comuns aos de outras doença. Com efeito, quanto mais informados estamos, menos erramos.

Aproveito a ocasião para perguntar se existe a possibilidade de fazer o download do programa uma vez que não pude assistir à vossa emissão na segunda-feira.

Como telespectadora do Mundo das Mulheres admiro muito a qualidade informativa e a variedade temática do vosso programa.

Obrigada.


Comentar post

Categorias
Comentários recentes
Olá, sou nova cá e gostaria de partilhar o meu blo...
Visitem e comentem: http://tudo-sobre-a-tv.blogs.s...
Olá eu sua a Rita, tenho 15 anos e os meus pais na...
Olá!Gostaria de compartilhar com você este lindo p...
Agora para ver se aparece o clicável... http://www...
Arquivo

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Ligações
Pesquisar blog
 
Perfil