Horário
Directo:
• 19h00 às 20h00, de Segunda a Sexta-feira

Repetições:
• 06h00, 07h00, 12h00 e 02:15 de Segunda a Sexta-feira
• 06h00, aos Sábados e Domingos
Mais comentados
Quinta-feira, 27 de Novembro de 2008
MEDITAÇÃO
Tema - 6 ª feira - 28 | 11 | 08

Tal como a acupunctura e o Yoga, a meditação tende ser mais uma proveitosa importação do Oriente. Há muito que se defendem as suas qualidades terapêuticas, despertando a curiosidade da comunidade científica. Cada vez mais pessoas aderem a esta prática como forma de aliviar o stress associado a um estilo de vida exigente, bem como para promover o bem-estar. Mesmo quem se aventura apenas por curiosidade, reconhece que há benefícios inegáveis. Mas qual o verdadeiro alcance da meditação e que modalidades existem para obter os resultados esperados? Isabel Oliveira, instrutora de meditação, e Paula Trigo da Roza, psicóloga, esclarecem-nos quanto às virtudes dessa técnica de relaxamento.

Informação útil em:

www.aprenderameditar.org
tags:

publicado por Mundo das Mulheres às 19:37
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

2 comentários:
De Emanuel Cerveira Pinto a 3 de Dezembro de 2008 às 12:18
Apanhei apenas a segunda parte desta conversa sobre meditação. Apesar de dar todo o valor à psicoterapeuta que interveio, Paula Trigo da Roza, a verdade é que ela própria confessou "pouco saber" sobre o assunto, o que é sinal de humildade e sabedoria só por si.
Verifico que existem muitos mal entendidos sobre o que é a meditação e, especialmente, a meditação transcendental.
Essa ideia de que a meditação é "esvaziar a mente" ou "afastar da realidade" está muito difundida. No entanto, no caso da MT, sobre a qual existe o maior corpo de investigação científica levada a cabo nas principais universidades, nomeadamente, americanas, a prática não é "esvaziar a mente". É acalmar a mente. A mente passa de mente activa pensante a mente quieta. E quieta porque está satisfeita. Portanto, em vez de esvaziar, trata-se de silenciar a mente. Mente quieta, silenciosa, embora totalmente desperta. Este é um estado de consciência, diferente do sono, em que há perda de consciência; da vigília, em que há actividade mental e/ou física; do sonho, em que há alteração da consciência.
Por outro lado, não há qualquer afastamento da realidade. Antes pelo contrário - há uma aproximação à realidade, mas à realidade não manifestada (campo unificado, da física), donde toda a realidade manifestada surge.
Nós lidamos normalmente apenas com um aspecto da realidade, aquele que os nossos sentidos conseguem perceber. Mas parece não haver dúvidas de que a realidade é muito mais vasta e há níveis da realidade para a percepção dos quais os 5 sentidos não estão desenhados. A realidade transcendental, que transcende (está para além) do nível que pode ser percebido através dos sentidos.
Este nível é o lado imutável da realidade. Os sentidos lidam com os aspectos mutáveis, relativos da realidade. A meditação lida com o aspecto imutável da realidade, que é uno, intemporal, ilimitado, omnipresente - e que está também em nós. O tal Ser.
A ciência védica da meditação visa o conhecimento, através da experiência directa, deste nível de imutabilidade, que determina e no qual assenta toda a mudança.
Por outro lado, não se trata de crença. Podemos não acreditar na gravidade, mas se largarmos a maçã, ela cai. O mesmo acontece com a MT.
No meu blog pode encontrar muitos links com informação fidedigna sobre a MT e sobre a investigação científica.

http://www.meditacaotranscendental.blogspot.com

Grato à Adelaide
Emanuel


De Rita Branco a 28 de Novembro de 2008 às 14:32
Bom dia, :)

Desde já gostava de vos dizer que adoro o vosso programa. Tudo, desde os conteúdos ao formato e à Adelaide de Sousa que é uma excelente apresentadora (e muito bonita também) e que neste programa teve a oportunidade de mostrar ainda mais a boa pessoa que é, aliada a uma inteligência fenomenal.

De qualquer modo, gostaria de vos fazer uma sugestão. Acompanho sempre o vosso programa (tv ou, quando não me é possível, via net - Sic Online), e nesta sexta-feira não poderei vê-lo pois encontrar-me-ei em viagem. O tema desta sexta-feira é-me muito especial pois, pratico meditação há vários anos (digamos que conheço bem os benefícios - físicos e psicológicos - desta prática) e, simultaneamente, aplico e estudo esta prática como Hay Teacher (Facilitadora do Método Louise Hay), estudante de Psicologia e praticante de Yoga. Digamos que este programa seria um complemento para a minha aprendizagem. Assim, a minha sugestão seria pedir-vos que disponibilizassem, se possível, em vídeos no site da Sic este programa.

A quem assistir ao programa e depois de conhecer o que é a meditação aconselho carinhosamente a sua prática. É muito benéfico para a nossa saúde e bem-estar físico e emocional.

Mais uma vez quero dar os parabéns a todos os que produzem este programa magnífico.

Beijinhos e obrigada,

Rita Branco


Comentar post

Categorias
Comentários recentes
Olá, sou nova cá e gostaria de partilhar o meu blo...
Visitem e comentem: http://tudo-sobre-a-tv.blogs.s...
Olá eu sua a Rita, tenho 15 anos e os meus pais na...
Olá!Gostaria de compartilhar com você este lindo p...
Agora para ver se aparece o clicável... http://www...
Arquivo

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Ligações
Pesquisar blog
 
Perfil