Horário
Directo:
• 19h00 às 20h00, de Segunda a Sexta-feira

Repetições:
• 06h00, 07h00, 12h00 e 02:15 de Segunda a Sexta-feira
• 06h00, aos Sábados e Domingos
Mais comentados
Segunda-feira, 12 de Abril de 2010
Tema: "Religião e Sexualidade"

 

 

 

Os mais recentes escândalos de abusos sexuais na Igreja Católica reabriram o debate relativamente ao celibato. Embora maior parte dos especialistas defendam que não há relação directa entre a castidade e a pedofilia, a verdade é que está reaberta a discussão sobre a norma que proíbe o casamento. Nesse sentido, pretendemos compreender melhor todas estas questões e abordar as motivações e escolhas que os sacerdotes têm de fazer, ao optar pela vida religiosa.

 

No Mundo das Mulheres desta terça-feira falamos de “Religião e Sexualidade”. Para abordar este tema, contamos com o contributo de Moisés Espírito Santo, Sociólogo das Religiões, e do Padre José Luís Borga.

 

 

Não perca ainda as rubricas “Afinal de Contas”, com Susana Albuquerque, e “Prêt-a-Porter”, com Cristina Dinarés.

 

Links úteis:

www.asfac.pt

www.letshop.pt

 

Esperamos por si às 19h00, aqui na SIC Mulher!



publicado por Mundo das Mulheres às 17:08
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

7 comentários:
De Andreia a 13 de Abril de 2010 às 03:29
Olá Adelaide.

Como não descobri nenhum email do programa, tenho de utilizar esta via para lhe fazer uma sugestão, que para mim, e penso que para outras pessoas, seria muito importante.

Seria muito útil que colocassem sempre aqui no Blogue o tema do dia seguinte! Ou os temas da semana seguinte, mas pelo menos do dia logo a seguir.

Isto seria importante, porque há pessoas que gostam muito do programa, mas não o podem ver no horário e repetições, optando por gravar.

Porém, os temas naturalmente não interessam todos da mesma forma, pelo que se o tema fosse divulgado no dia anterior aqui no Bloque, só se gastariam suportes de gravação para os temas que realmente interessassem mais a cada um, e não se desperdiçariam dvds de temas que interessam menos e que por isso, e por questões de tempo, com o qual todos lutamos, acabam por não ser visualizados.

Outra dica era a possibilidade de se poder ver o programa posteriormente pela internet, através da disponibilização de suporte em multimédia pelo Blogue.

Espero que as duas dicas sejam atendidas, mas principalmente a primeira: é mau, chegar aqui ao Blogue e não ver lançado o tema para o dia seguinte.

De resto, muitos parabéns pelo programa e pela maternidade, e continuação de muitos temas bons!

Obrigada pela atenção.

Cumprimentos.

Andreia


De Marta Araújo a 13 de Abril de 2010 às 16:50
Boa tarde.
Mais uma vez o vosso programa aborda um tema de extrema importância. É uma pena que a Igreja Católica continue de tempos a tempos a ver-se envolvida neste escândalos, que parecem nunca mais ter fim. Mas mais do que nos preocuparmos com a Igreja, a preocupação central da nossa sociedade, e dos diferentes sistemas judiciais, deve ser com as crianças vítimas destes abusos, independentemente de quem forem os agressores.

Parabéns pelo programa.
Marta


De Anónimo a 13 de Abril de 2010 às 16:57
Não acho que a fé de um padre se possa medir pela facto de casar ou não casar, até porque, afinal, mais do que uma opção, trata-se de uma proibição por parte da Igreja.
Torna-se pertinente a seguinte questão: se não houvesse obrigatoriedade do celibato, quantos dos actuais sacerdotes seriam casados.

Estão de parabéns por abordar abertamente um tema tão delicado como este.


De Serafim Sousa a 13 de Abril de 2010 às 17:04
Se somos todos humanos, e os padres e freiras tão humanos como o comum dos mortais, consequentemente o instinto sexual é uma coisa natural para todos. Antinatural é precisamente reprimi-lo e isso sim, talvez acabe, infelizmente. por ser uma das causas para certos comportamentos desviantes que devem ser punidos exemplarmente.

Serafim Sousa


De Marina a 13 de Abril de 2010 às 19:40
Boa tarde

Antes de mais parabéns pelo programa e por se abordar temas tão importantes como este.

Gostaria que se possível algum dos convidados me possa responder...

Na Bíblia há alguma passagem em que diga que o Homem não se pode casar para ser santo? ou se é pecado o casamento e mesmo assim ser-se devoto a Deus?

Obrigado


"Santos sereis, porque eu, o Senhor, sou santo" (Levítico 19:2) p


De Marina Duarte a 13 de Abril de 2010 às 19:46
Volto a comentar, para deixar um versículo bíblico do Novo Testamento

"Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar" 1 Timóteo 3-2


De Mundo das Mulheres a 13 de Abril de 2010 às 21:50
Olá, Mariana!

Obrigada pelos seus comentários, bem pertinentes, e que lançaram um "fogo santo" no nosso convidado Moisés Espírito Santo! ; ) Foi pena já o termos recebido tão perto do final da conversa...seja como for, julgo que ficou claro que o celibato compulsivo não está em linha com a doutrina puramente bíblica - daí as cisões que a Igreja sofreu, algumas também por este motivo - mas sim com as influências de alguma filosofia grega que influenciou o pensamento dos doutores do Catolicismo. A ver vamos, se a Igreja de Roma adoptasse o conceito de Sola Scriptura, seria uma revolução!

Beijinho
Adelaide


Comentar post

Categorias
Comentários recentes
Olá, sou nova cá e gostaria de partilhar o meu blo...
Visitem e comentem: http://tudo-sobre-a-tv.blogs.s...
Olá eu sua a Rita, tenho 15 anos e os meus pais na...
Olá!Gostaria de compartilhar com você este lindo p...
Agora para ver se aparece o clicável... http://www...
Arquivo

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Ligações
Pesquisar blog
 
Perfil