Horário
Directo:
• 19h00 às 20h00, de Segunda a Sexta-feira

Repetições:
• 06h00, 07h00, 12h00 e 02:15 de Segunda a Sexta-feira
• 06h00, aos Sábados e Domingos
Mais comentados
Quinta-feira, 4 de Março de 2010
TEMA: Visita Guiada às Creches

Data: 5 de Março 2010

Quase um terço das crianças portuguesas passa mais de nove horas por dia nas creches e a esmagadora maioria ocupa parte do tempo a ver televisão em jardins-de-infância. São estas as conclusões de um estudo da DECO recentemente divulgado.

O inquérito feito a pais de crianças entre um e cinco anos, publicado na revista Proteste, mostra que para a maioria dos progenitores o horário dos estabelecimentos é adequado, embora um em cada cinco deseje que as suas portas fechem mais tarde.

São dados preocupantes já é o desenvolvimento das crianças que está em causa . O Mundo das Mulheres dedica, por isso, o programa de hoje à analise das creches, com a opinião de especialistas e pais.

 

 

 

Não perca ainda a entrevista a Rosália Amorim, directora  da revista ÚNICA ,sobre a uma edição especial dedicada à Mulher, e a rubrica “Venha Daí”, com  sugestões de lazer para o seu fim-de-semana.

 

No programa de hoje, poderá também ver uma peça com Maria de Medeiros, sobre o seu mais recente trabalho...o álbum "Penínsulas & Continentes".

 



publicado por Mundo das Mulheres às 23:54
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

13 comentários:
De Oriflame - OriBeleza a 5 de Março de 2010 às 03:19
Felizes aqueles que conseguem passar os primeiros anos de vida com os filhos em casa.

Como já disseram, as creches são uma necessidade dos Pais, não das Crianças.


De júlia castro a 5 de Março de 2010 às 19:09

O meu bebe tem 6 meses e começou agora a ir para a ama, das 9h até ás 17h. Como tenho 3 tardes livres gostava de saber se o melhor seria nessas tardes ir buscá-lo mais cedo ou não quebrar a rotina diária dele com a ama e os outro 2 bebes, nomeadamente a hora de almoço, sesta e lanche.

Obrigada pela atenção


De Anónimo a 5 de Março de 2010 às 19:16
Eu sou mãe de um bebé de 6 meses e vou comear agora a escolher uma creche para ele...
Gostaria de saber pontos importantes na escolha da mesma.
O que deve ter uma creche de forma a que eu confie o meu filho a essa instituição?


De júlia castro a 5 de Março de 2010 às 19:21
Voltando a participar neste tema tão interessante gostaria de acrescentar que como sou professora consegui, por compreenssão dos meus superiores, ter estas 3 tardes livres com o objectivo de ter mais tempo para brincar e passear com o meu bébé mas depois questionei sobre a importância da sua rotina e de ele saber "com o que pode contar"


Parabéns pelo programa


De jaqueline oliveira a 5 de Março de 2010 às 19:31
estou a ver o programa, e gostaria de salientar o facto de por vezes as coisas nao serem tao simples. Fala-se sempre em familias ditas normais, esquecenod-se sempre que existem hoje em dia muitas familias monoparentais. sou mae solteira e seria uma maravliha poder desfrutar de todas as conquistas do meu filhote, mas nao me será possivel. Éimpossivel dvividr tarefas se não existe ng para faze-lo, o meu filhote quase de certeza que irá ser congratulado pelos seus primeiros passos por uma educadora. Em hotelaria ( aminha area Profissional) nao existem nem fins de semana, nem feriados, nem ferias de verão.
poderia estender-me mas acho suficiente.

Agradeço a oportunidade,

Jaqueline Oliveira


De Anónimo a 5 de Março de 2010 às 19:37
Boa noite
parabéns pelo programa e pelo tema.

Todos compreendemos a urgencia dos pais em ter um espaço seguro para as suas crianças,mas devemos todos pensar primeiro na saúde das crianças e da família. A inteligência emocional prova que as relações emocionais e sociais são tão ou mais determinantes que o quoficiente de inteligência.
A solução só a vejo com um significativo aumento dos salários que permitisse a um dos membros do casal optar por ficar em casa e/ou trabalhar em part-time. Será um sonho?Talvez noutro país ? o sonho comanda a vida e devemos ser firmes para defendermos as nossas crianças que serão o futuro e espelho do nosso país....

Helena Santos
Professora do Ensino Secundário



De Joana Ramos a 5 de Março de 2010 às 19:40
Tenho dois filhos de 18 meses e 3 anos e faço questão de trabalhar ao máximo durante o dia para a partir das seis e pouco estar presente só para eles ( amor, construções, brincadeiras, ver baby first juntos, etc) mas sei que tenho uma vida de certo modo fácil pois vivo na provincia e tenho um horário incompleto como professora. Vou fazendo outras coisas que gosto ( projectos, etc) mas orgulho-me de ter escolhido, de ter decidido ter esta vida.
pERGUNTO-ME, perante a rubrica das mulheres de topo, se as duas coisas não serão incompatíveis. pARA ser tão competitiva com isso exige não poderia ter este tempo disponível que eu nesta fase não dispenso. Obrigada. Joana Ramos. VAMOS AMAR MAIS TEMPO OS NOSSOS FILHOS. VAMOS CONHECE-LOS


De Catarina a 5 de Março de 2010 às 19:42
Os diplomas legais que se referem à instalação e regras de operação na creche, obrigam a uma educadora e uma auxiliar por cada grupo de crianças.


De cm a 9 de Março de 2010 às 13:21
boa tarde,

se a oferta pré escolar não tem cobertura suficiente e a que existe não agrada a toda a gente, porque é que os pais não se organizam de forma a criar espaços comunitários que cumpram com a suas exigências? Porque é que haveremos de nos desresponsabilizar e esperar que 3ºs criem as condições ideais para os nossos filhos?
Veja-se o exemplo da Escola da Terra (Colares), Escola Verdes Anos (Monsanto), Associação Harpa (Alhandra), Jardim de Infância São Jorge (Alfragide) para referi apenas alguns exemplos do qe conseguiram grupos de pais empenhados na educação dos seus filhos.


De Mundo das Mulheres a 9 de Março de 2010 às 14:47
É bem verdade, podemos sempre pôr mãos à obra...já tentámos fazer um programa em que mostrávamos exemplos como os que deu, mas esbarrámos com o problema de alguns desses sítios ainda precisarem de autorizações legais para se assumirem como escolas, e por isso não lhes interessar muito a divulgação...uma pena.

Obrigada pelo seu comentário!
Adelaide


De Célia Vieira a 9 de Março de 2010 às 20:30
Olá Adelaide,
Antes de mais quero dar os Parabéns à Sic Mulher e à excelente apresentadora que o Mundo das Mulheres tem.
Tenho uma menina de 2 anos que tenho a sorte da minha mãe poder ficar com ela, ou seja não tenho qualquer problema no horário , mas quero coloca- la no infantário, eis um problema... dado que não posso pagar no minimo €300 mensais, terei que colocar num infantário comparticipado pelo estado mas apenas até 15h, apartir daqui terei que ir busca-la...terei que arranjar solução.

Muito Obrigado.


De Mundo das Mulheres a 10 de Março de 2010 às 10:17
Olá, Célia!

Obrigada pelas suas palavras...mas agora estou curiosa: como é que vai resolver o seu problema? Diga-nos, porque pode ajudar outras pessoas na mesma situação...
E já agora, se tem hipótese de deixá-la em casa um pouco mais, há pediatras que dizem que pode esperar até aos 3 anos.

Um beijinho
Adelaide


De Célia Vieira a 15 de Março de 2010 às 19:23
Boa noite Adelaide, respondendo à sua questão, a única solução que tenho é a minha mãe. Tenho uma MÃE maravilhosa que vive de uma pequena reforma que está disposta a ir busca- la ao infantário. Caso contrário, não tivesse ninguém, teria que perder o meu emprego. A Maria só vai para o infantário em Setembro que é quando faz os 3 anos. Um beijinho muito grande para si e para toda a produção da SIC MULHER.


Comentar post

Categorias
Comentários recentes
Olá, sou nova cá e gostaria de partilhar o meu blo...
Visitem e comentem: http://tudo-sobre-a-tv.blogs.s...
Olá eu sua a Rita, tenho 15 anos e os meus pais na...
Olá!Gostaria de compartilhar com você este lindo p...
Agora para ver se aparece o clicável... http://www...
Arquivo

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Ligações
Pesquisar blog
 
Perfil